Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Saudade.

Hoje senti saudades. Hoje ganhei coragem e disse que sentia saudades.
Mas só eu senti isso. Só eu tenho esta sensação de perda...de perda de algo que nunca cheguei a ganhar.
Não fico insegura, triste, fragilizada...nada disso. Só mesmo com saudades. Nem sei bem de quê ao certo! Não sei de quê porque na verdade não posso ter saudades de nada em concreto. Mas o que é facto é que sinto esta coisa estranha, cuja palavra dizem os entendidos, que não tem tradução (é a 7ª palavra mais difícil de traduzir no mundo) para outros idiomas. Um sentimento que tem sido tão comentado, divulgado, cantado e aclamado por tantos e grandes poetas, os quais também chamam a si e ao país, a titularidade deste sentimento: A SAUDADE.
A saudade não tem sinónimo. Ela é única. Cheia de personalidade. É uma espécie de melancolia que se instala em nós devido a uma perda, seja ela temporária ou definitiva.
A saudade é tão portuguesa que só os portugueses, através do fado, os brasileiros, na bossa nova e os cabo verdianos, nas mornas, a conseguem verbalizar, cantar, expandir. A saudade é nossa. Hoje a saudade é minha!

3 comentários:

  1. A saudade é algo que nos pesa, bastante, sobretudo quando nos traz tristeza.
    Mas às vezes é bom, faz-nos falta senti-la para nos sentirmos mais próximo daquilo ou de quem temos saudades....

    ResponderEliminar
  2. A saudade não é boa nem é má... Por vezes desperta-nos para quem está ao nosso lado e quando sentimos saudades pela sua ausência é que nos apercebemos do valor que essa pessoa tem para nós... Eu sei que vou sentir saudades... muitas!!

    ResponderEliminar