Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de dezembro de 2010

Onde está o espírito de Natal?


Dizem que é a época de estar em família, o tempo de celebrar a paz, o momento para comemorar o nascimento de Jesus. Pergunto: onde pára o conceito de família nos dias de hoje? As famílias estão espartilhadas por diferentes locais. Os mais velhos, que tanto cultivavam o Natal "com todos", à volta do bacalhau "com muitos" e da ida em excursão para a missa do galo, já não estão cá para apelar à tão famigerada família e por isso, restam os mais novos, esses sim que gostam de ver os adultos à volta da mesma, todos com cara de caso e já agora a pôr em ordem umas “conversinhas” de pé de orelha, enquanto se abrem os presentes. E a paz? Onde está ela? Os ricos lutam para ser mais ricos, os pobres dão tudo para não ficar na miséria, os políticos batem-se por um lugar ao sol (mesmo em pleno Inverno político), as forças de segurança ora batem ora tentam implementar a ordem e a paz social...Será que esta Paz é apenas aquela que vemos nas fileiras de ajuda aos pobres? Sim, porque somos todos tão humildes e bonzinhos que no Natal, mas só no Natal, colaboramos nas compras da semana para o banco alimentar e vamos ajudar na sopa dos pobres na ceia de Natal. Somos mesmo benevolentes!
E o nascimento de Jesus? Quem é que ainda se lembra do que aprendeu na catequese? Quem sabe o nome dos Reis Magos e quais os ricos presentes que levaram a Maria e a José? E como chegaram ao local? Quem os guiou? Leiam os livros de histórias dos mais novos para recordar. Vai ajudar com toda a certeza. E já agora um conselho! Não pendurem à janela os estandartes de Natal que se vendem numa famosa cadeia de super-mercados de origem francesa se não sabem o que estão a fazer.
Pois é! Parece que sobrou o espírito das compras com cartão de crédito, que contribui para a taxa de endividamento dos portugueses e ajuda a encher os carrinhos de quilos de brinquedos e outras coisas sem utilidade.

1 comentário:

  1. Por mão amiga, cheguei a este blog. Uma agradavel surpresa passear por aqui. Se se começa A LER não mais se acaba, até chegar ao fim, ao principio.
    Parabens à sua autora. Quem assim escreve seria um "crime" não partilhar com a web,uma escrita tão bem feita, de tanta qualidade, tão escorrida, tão subtil, umas vezes up outras vezes down, com algum humor.
    Na verdade o aviso é feito ao incio: tem cautela, (estás preparado/a?), porque se aqui entras, vais ter UMA BOA LEITURA...

    ResponderEliminar