Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de setembro de 2010

Começar é viver de novo.


Começar de novo é mesmo isso...começar de novo. Nem se pode dizer que seja recomeçar, porque quando recomeçamos alguma coisa já partimos de uma base, seja ela qual for e quando começamos de novo, estamos a partir do zero. É porque "zerámos" alguma coisa nas nossas vidas.
Eu prefiro começar do zero do que recomeçar. O segundo verbo causa-me insegurança. Fico com a sensação que vou ser obrigada a pôr para trás das costas uma série de coisas que, na verdade, não vou conseguir esquecer. Coisas que não me deixam começar a viver outra vez. Limito-me por isso a recomeçar, sem grande convicção que vou ser capaz de cumprir aquilo a que me propus, sem acreditar que vou chegar ao fim. Depois, quando vir que não consigo, que sou incapaz, vou espernear e prometer que, agora sim, vou recomeçar e que, agora sim, me vou esforçar e que, agora sim, vou ser capaz e assim sucessivamente…
Começar de novo é quase nascer outra vez. É fazer “tábua rasa” do que vivemos até determinado momento e voltar a nascer. É sentir que nos cortam o cordão umbilical e que vamos estar por nossa conta e risco … sem memórias do passado, sem história, sem fantasmas. É uma verdadeira e sentida segunda oportunidade que a vida nos dá e que temos de aproveitar, até porque temos consciência do valor deste segundo fôlego.
Para quem está a começar de novo, desejo toda a SORTE do mundo.

1 comentário: